top of page
Image by 🇸🇮 Janko Ferlič
  • tadjor

O que faz um barista?

Barista é o nome dado ao especialista em cafés. Atualmente, com o crescimento

do mercado de cafés especiais, a profissão se mostra mais valorizada e procurada em todas as regiões do Brasil. Contudo, nem todo mundo entende, de verdade, quão complicado é o trabalho desse profissional!


É comum as pessoas pensarem que o barista apenas prepara o café e entrega para o cliente, porém, a raíz do trabalho é beeeeeem mais profunda. Ele é o profissional responsável pela escolha dos grãos, pelo desenvolvimento da carta de cafés e pela criação das receitas que mais combinam com os grãos comprados pela cafeteria.


Na verdade, o barista é uma espécie de mágico, que acumula as funções de somelier, cheff, bartender, atendente e psicólogo (sim, muita gente vai na cafeteria atrás de bons cafés e um bom papo).


Física, química e matemática são apenas alguns dos conhecimentos básicos que esse profissional precisa ter, além, é claro de uma curiosidade sem fim, e a disponibilidade de viajar e aprender coisas novas o tempo todo: visitas a uma plantação e a busca de cafeterias de qualidade são rotinhas básicas da vida dos baristas.


Aqui, na Olinto, o responsável por esse trabalho é o Leonardo Ferreira, o Léo, que trabalhou por anos em bares e restaurantes, mudou de área e foi um dos primeiros da cidade a se dedicar totalmente ao trabalho em cafeterias de cafés especiais.


Após fazer cursos com referências no mercado, como o Léo Custódio e a Edy Barros, Leonardo se tornou a carinha do Olinto, sempre pronto para indicar os melhores cafés e transformar a tarde dos clientes em algo diferente.


O Léo manda muito bem no Hário V60 e no espresso, mas seu método queridinho é a prensa francesa, "que traz mais corpo e doçura pra bebida, e os clientes costumam amar", afirma o nosso mestre.


Vem conhecer mais sobre o trabalho dos baristas aqui na Olinto!




54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page