top of page
Image by 🇸🇮 Janko Ferlič
  • Tadeu de Oliveira

Cafés especiais x cafés comuns


O termo gourmet acabou caindo na boca do povo e acabou virando sinônimo de comida mais cara - mesmo que não seja necessariamente melhor. Porém, no mundo dos cafés, uma classificação gourmet quer dizer muita coisa e indica, sim, que você está comprando um produto de mais qualidade, diferente dos cafés de commodities que encontramos no mercado!

Mas Olinto, o que é café de commoditie? Nada mais simples! Esse cafés são aqueles mais comerciais, que não possuem muitas qualidades, nem muitos defeitos. São os cafés comercializados na maior parte das empresas de exp

ortações. É a grande massa de café produzida no Brasil. Geralmente não são classificados por peneira e a classificação de bebida deste tipo de café também é diferente.

E entre gourmet e especial, tem diferença? Sim, essa diferença existe, e quem explica detalhes dela é o produtor e degustador Elder Moscardini. "Existe uma tabela de classificação de cafés, criada pela SCAA. Nessa classificação, os cafés são pontuados numa escala de zero a cem. Pense que o número cem é o topo e que esta escala é comparativa. Cafés com pontuação abaixo de 70 pontos são os chamados commodities; de 70 a 75 pontos são classificados como superior; de 75 a 80 pontos são os cafés gourmet; e, acima de 80 pontos são os especiais. A diferença de pontos é dada pela característica da bebida. Quanto mais atributos positivos, maior a pontuação. Portanto, um café gourmet é um café muito bom, enquanto um café especial é um ótimo café."

As diferenças e peculiaridades do café são muitas e, com o tempo, vamos explicando mais detalhes de cada uma delas. Mas, para garantir que está levando um produto de qualidade para casa, veja no rótulo do café se ele é 100% arábica, uma indicação de café que apresenta várias características marcantes em uma boa bebida. Sendo 100% arábica, é só definir o seu gosto, entre cafés gourmet e especiais!

254 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page