top of page
Image by 🇸🇮 Janko Ferlič
  • tadjor

ROTA DO CAFÉ ESPECIAL

Uma viagem, para ser marcante, não precisa ser cara. Esquece passagem de avião, destinos luxuosos e distantes. O especial está nos pequenos detalhes, na experiência, no diferente, e é exatamente isso o que o Olinto Café e o Sítio Capoeira oferecem pra você!


Mais do que um passeio, a nossa Rota do Café Especial é uma verdadeira imersão, uma coffeevangelização completa, para que você conheça melhor a Região da Alta Mogiana (onde nós estamos), e todo o trabalho realizado para levar um café excepcional da plantação até a sua xícara.



A Região da Alta Mogiana

Quando falamos em Rota do Café especial, podemos tratar de vários pontos do Brasil: temos rotas incríveis no Sul de Minas, no Cerrado Mineiro, na Chapada Diamantina, enfim... as possibilidades são enormes.


Porém, aqui, queremos falar de uma famosa área produtora de café no Brasil que engloba 23 cidades localizadas em São Paulo e em Minas Gerais. O nome Alta Mogiana está ligado ao transporte ferroviário realizado pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que levava os cafés das cidades produtoras até as regiões de distribuição. Na verdade, foi a cafeicultura o motivo dos trilhos chegarem até a nossa região.


Esta é uma das regiões mais mecanizadas do país, responsável por produzir cafés de qualidade incrível. Por seu tamanho, contempla grãos de diferentes terroirs e com grande complexidade.



O Sítio Capoeira

Fica no município de Jeriquara, uma cidadezinha com menos de 4 mil habitantes, e tem uma história de mais de 100 anos. Diferente das grandes fazendas produtoras, que comumente se destacam, nossa história vem de camponeses que batalharam muito para comprar suas terras e produzir o café que hoje chega até vocês.



A matriarca da família, a vó Juliana Bárbara, apoiou e ajudou filhos, netos e bisnetos a trilharem seus caminhos através da cafeicultura. O trabalho com café já acontece há mais de 80 anos, e atualmente está passando para as mãos das filhas Bruna e Bárbara Fernandes Malta, a quinta geração de produtoras.



A nossa Rota do Café Especial

O nosso passeio pela Rota do Café Especial, aqui na Alta Mogiana, começa com um café da manhã completo, e uma degustação de diversas xícaras dessa bebida sagrada. São pelo menos 6 bebidas de diferentes qualidades, para você notar o quão complexo pode ser o café.


Após muita comilança, partimos para um passeio através dos terreirões, plantações e máquinas, que nos ajudam a dar uma ideia de como pode ser detalhista e trabalhosa a missão de cultivar esse verdadeiro ouro verde.

Por fim, passamos por um orquidário instalado na propriedade e encerramos o passeio com um delicioso almoço, que logicamente rende o preparo de mais cafés, agora em métodos diferentes.


Um dia de aventura para quem busca conhecimento, experiências únicas e, principalmente, para que faz questão de conhecer a qualidade daquilo que está colocando na sua mesa. Quer fazer essa visita? Manda um whats pra gente no 16 3701-6001. Temos parcerias com agências turísticas em várias cidades.

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page