Image by 🇸🇮 Janko Ferlič
  • Bruna Malta

4 diferenças entre arábica e conilon

Pra você pode ser novidade, mas não existe apenas uma variedade de café no mundo! Arábica e Conilon são duas grandes famílias bastante diferentes no mundo da cafeicultura, e a diferença entre elas é gritante, são detalhes que vão desde o cultivo até a aparência na xícara.

Diferenças genéticas

O arábica é o queridinho dos apreciadores de café por ser um café com bebida mais complexa e saborosa. O Conilon gera uma bebida neutra e, às vezes, até desagradável. Isso acontece pela formação genética da planta, o Conilon tem 22 cromossomos, frente aos 44 do arábica, o que lhe deixa o grão menos complexo em sabor e características.

Quanto à doçura, o arábica tem um teor de 6 a 9% de açúcar, frente aos 3 a 7% do conilon. Com a cafeína os fatores são inversos, no Arábica aparece em 1,2% em média, contra 2,2% do robusta. Esses fatores imprimem ao conilon um amargor maior. Por isso, que sempre aconselhamos comprar o bom e velho “100% Arábica”

Do sabor ao formato do grão, tudo é diferente nesses cafés!

Regiões produtoras

No Brasil – a região tradicional na produção de Conilon é o Espírito Santo, responsável por quase 80% da produção nacional e 20% da produção mundial. Rondônia também produz, mas é bem menos expressivo. Assim como a uva, o café depende de terroir para produzir. E o Conilon, diferentemente, do Arábica, é produzido em regiões mais quentes, com altitudes inferiores a 800m e demanda quantidades bem maiores de água. Outra característica da planta é sua maior resistência a pragas e doenças. A produtividade do Arábica também é menor frente ao conilon. Atualmente, a luta dos produtores de conilon é atingir uma maturidade genética capaz de produzir o grão com bebidas semelhantes ao Arábica. Ainda não chegaram lá, mas estudos importantes estão sendo feitos neste sentido pelo Incaper/ES

No Mundo - o maior produtor de Conilon do Mundo é o Vietnã com mais de 25 milhões de sacas ao ano. Lá as propriedades são pequenas, as terras são do governo e as famílias cuidam das lavouras. Bem diferente das grandes propriedades brasileiras. Um pequeno produtor aqui é muito grande frente a outros do mundo.

Indústria

Para quem não sabe, o café Arábica é bem mais valorizado que o Conilon e, em valores absolutos, chega a custar o dobro. Mas porque isso acontece? Características como sabor, capacidade de produção, custo determinam o preço do produto.

A indústria de café tradicional e os solúveis adoram um conilon, afinal ele proporciona um corpo a bebida. A mistura (blend) entre Arábica e Conilon ajuda a baratear o processo industrial e para o consumidor em geral passa despercebido na xícara. Em alguns casos a proporção chega a 70% conilon, 30% arábica.

Academias

Pelo maior índice de cafeína, o café conilon tem se destacado entre os praticantes de exercícios. Embora, não podemos dizer que esta bebida seja o primor da gastronomia, mas atende bem as necessidades de energia da galera maromba.

#cafésespeciais #conilon #arábica #RegiãodaAltaMogiana #Olinto

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo