top of page
Image by 🇸🇮 Janko Ferlič
  • Bruna Malta

Como achar um café de qualidade?


Gente, quem não gosta de tomar um cafezinho gostoso de manhã, à tarde e à noite? Para muitos, o dia só começa depois de uma boa xícara desta bebida. Mas onde você compra seu café? Que café você costuma consumir? Já parou para pensar nisso? Se você já pensou, com certeza, é um forte candidato a consumir cafés especiais.

Para quem pretende se aventurar neste mundo tão fascinante e encantador, preparamos cinco dicas para entrar neste universo e conseguir ter cafés de excelente qualidade dentro de casa.

100% Arábica

Ser 100% não garante que seu café não tenha impurezas. Mas é o primeiro passo no caminho em busca de um bom café. Normalmente, as embalagens estampam orgulhosas o termo “100% Arábica”, não é difícil de identificar. Fique de olho e terá melhores cafés na sua mesa

Quando o café não é “100% Arábica”, ele é um blend com café robusta que só serve para baratear o custo da bebida e não contribuí em nada para o sabor da bebida.

Cafés em grãos

Outro fator importante é comprar café em grão. Por dois motivos: primeiro, você tem a certeza que está comprando só café mesmo (sim, o café moído pode ter muitas impurezas, e você nunca saberá, afinal está misturado). Segundo, após a moagem, a tendência do pó é reagir com o oxigênio do ar e perder sabor. Se você adquirir o hábito de moer o grão na hora de tomar terá uma explosão de sabor e conhecerá um café muito mais gostoso do que o que você está acostumado.

Torra média/clara

Alguém já se perguntou porque alguns cafés são “extra forte” ou extremamente torrados? Nós já nos perguntamos e a resposta não é tão legal quanto parece. O brasileiro tem por hábito tomar café forte, mas isso, muitas vezes, não significa tomar um café bom. A torra média/clara permite que você sinta realmente o sabor do café, torra muito escura esconde sabores desagradáveis que o grão pode ter e você acaba levando “gato por lebre”. Não estranhe se a bebida ficar com uma cor mais clara, o que alguns chamam de “chafé”, o que importa é o sabor e as impressões que vocês consegue observar numa boa xícara.

Região de procedência

No Brasil, temos pelo menos 5 regiões importantes na produção de café. Assim como o vinho, altitude, clima, terroir fazem toda a diferença na produção de bons cafés. Cada região tem suas características próprias com cafés achocolatados, caramelados, frutados... Vale fazer uma busca e conhecer as particularidades de cada uma. É um ótimo exercício, sem contar que é divertidíssimo e saborosíssimo.

Data da torra

Outro detalhe que muitas vezes passa desapercebido pelo consumidor é a data da torra. Todo café tem a data do processamento, para seguirmos a linha da moagem na hora, precisamos ter cafés frescos também. Não vale cafés com torra de um ano, se você quer um bom café. Priorize torras com até 3 meses. Afinal, se você tem opção de escolher, porque escolher o mais velho em detrimento do mais novo?

As dicas são simples, mas foram pensadas para que você consiga ter bons cafés na sua mesa sem ter que ir pessoalmente na fazenda colher o seu grão. Muitas vezes, e difícil encontrar essas características no supermercado, mas alguns hipermercados já aderiram a esta tendência e, hoje no Brasil, temos muitas casas especializadas em grãos especiais. Pesquise sua cidade na internet ou peça pra gente que enviamos para a sua casa!

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page