top of page
Image by 🇸🇮 Janko Ferlič
  • Tadeu de Oliveira

Você sabe o que um barista faz?

O barista é um super-herói, agindo discretamente e salvando seu dia, garantindo que aquele cafezinho que você toma – de manhã, depois do almoço ou no fim da tarde - seja inesquecível.

Tecnicamente, o barista é um especialista em cafés e seus derivados. Ele é responsável por preparar e servir um café de ótima qualidade, além de criar bebidas à base de café, com licores, cremes, etc.

Uma profissão que exige dedicação

Para ser barista é preciso estudar muito, afinal, este tipo de profissional precisa ter um conhecimento profundo sobre a história do café, as características do grão, os processos de plantio, colheita, torra e moagem, além de, é claro, uma técnica toda especial para extrair o melhor café possível.

Além de todo esse conhecimento abrangente, o barista deve ser um especialista no café que ele está vendendo, sabendo de cor as principais peculiaridades das bebidas que oferece a seus clientes.

Um mercado em crescimento

Apesar de importante, a profissão de barista não é tão conhecida no Brasil, ainda assim, muitos profissionais já estão se destacando em concursos nacionais e internacionais, mostrando seu trabalho e, principalmente, divulgando a altíssima qualidade dos cafés nacionais. Com a chegada de concursos de qualidade e, consequentemente o surgimento de apreciadores de bons cafés, a demanda por novos profissionais está cada dia maior, transformando o barista profissional em um verdadeiro sonho de consumo para os donos de cafeterias!


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page